Shopping em Vitória passa a contar com 'Lysa', robô cão-guia para cegos
Para ajudar a ampliar a locomoção e acessibilidade de pessoas com deficiência visual, o Shopping Vitória vai contar a partir desta segunda-feira (13) com a presença da "Lysa" um robô cão-guia.
"Muito mais do que promover a inclusão social, a 'Lysa' permite ao usuário desfrutar de atividades de lazer e vivenciar as experiências de consumo com liberdade e segurança", destacou a professora capixaba e CEO da VixSystem, Neide Sellin, que também é inventora da novidade tecnológica.
O projeto foi idealizado em 2014 e começou a ser desenvolvido e produzido no Espirto Santo em 2018.
A ideia surgiu quando Neide, bacharel em ciências da computação, trabalhava em um projeto de robótica de uma escola municipal da Serra. Desde então, o cão-guia robô fez tanto sucesso que vem sendo constantemente aprimorado.
Investimentos possibilitaram que o robô se tornasse mais eficiente, preciso e totalmente automatizado. Além da detecção do objeto e obstáculos à frente, a máquina faz cálculos com detecção de profundidade e consegue informar o objeto que está na frente do usuário, evitando riscos de colisão.
Com bateria recarregável, o robô "Lysa" tem funções semelhantes às de um cão-guia convencional.
"A Lysa traz para o usuário um senso de independência que não tem preço. Além disso, ela é muito acessível, prática e leve, de fácil manuseio. Ocupa pouquíssimo espaço e pesa em média 3kg hoje em dia", explicou Neide.
Para o diretor-geral do shopping, Raphael Brotto, a "Lysa" vai proporcionar mais autonomia na circulação de pessoas com deficiência visual pelo local.
"Queremos surpreender nossos clientes e colaboradores com novas formas de atendimento, conforto, modernidade e, principalmente, segurança. Somos o primeiro shopping do país a adquirir a 'Lysa', sempre buscamos inovar e investir em serviços que possam melhorar a vida das pessoas", afirmou.